Penhora
A penhora será feita através de mandado, ou de certidão extraída dos autos de execução, da qual conste cópia do auto ou termo de penhora. 
O mandado ou certidão serão expedidos para seu registro no Cartório de Registro de Imóveis respectivo. Assim, é desnecessária a diligência por oficial de justiça, bastando sua entrega à parte interessada para cumprimento. Advirta-se que não é possível, para o registro da penhora, o simples ofício. O mandado ou certidão deverão conter, obrigatoriamente: 
 
I. Nome do juiz e especificação do respectivo cargo; 
 
II. Natureza e número do processo; 
 
III. Nome e qualificação das partes de forma completa, do exeqüente e do executado. Deverá haver perfeita coincidência entre o executado e o titular de domínio do imóvel penhorado. O imóvel há que pertencer ao executado. Somente é possível o registro da penhora em nome de terceiro, se alienado pelo executado, desde que tenha sido caracterizada, no processo, a fraude de execução, por decisão que reconhecer a ineficácia da alienação em relação ao exeqüente, circunstância que deverá constar do mandado ou das certidões; 
 
IV. Nome do depositário, que deve constar obrigatoriamente, verificando-se se a sua assinatura foi aposta ao auto ou termo de penhora; 
 
V. Indicação do imóvel penhorado com suas características essenciais, inclusive o número da matrícula e/ou transcrição; 
 
VI. Especificação do valor da execução; 
 
VII. Autenticação das peças apresentadas e assinatura do juiz.
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